Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

Morango a Deliciosa Fruta da Região Serrana do Espírito Santo


Olá,

Quando cheguei aqui em Vitória eu já tinha 15 anos e nunca tinha comido um morango. Na cidade onde eu morava ficava  a 8 horas da capital do Pará. Por isso estas frutas mais delicadas como uva, maça e morango eram muito difíceis de se ver. Vou contar que fiz uma festa quando comi o morango pela primeira vez...cheirei o morango com a pontinha do meu nariz e encostei-os na minha bochecha  e em seguida comi um, dois três  e outros tantos.  Ah estas minhas lembranças...

Belezinha minha filha de dois anos e oito meses conheceu o morango a dois anos átras e um pouco mais feroz que eu em seu primeiro contato com o morango amassou-o na mãos, passou na barriga , nos cabelos, no chão e depois comeu...ela gostou tanto que bateu palmas ...quase que sua primeira palavra dita foi "iango"e desde então esta fruta não  sai aqui de casa...são caixas e mais caixas.

O morando é uma fruta de terra fria, típico da região serrana do Espírito Santo. É o sustento de muitas famílias e um atrativo turístico de Pedra Azul em Domingos Martins. Em Pedra Azul acontece nos dias 2,3,4 de Agosto a XXVI da Festa do Morango de 2013 no Centro de Eventos Morangão.

A festa tem a escolha da Rainha do Morango, música e muitos quitutes feitos com esta saborosa fruto como tortas, compotas, geléias, cocadas, biscoitos, bombons e mousses. Um dos atrativos é a torta gigante, que pesa mais de 200 quilos.

Na região tem várias pousadas e sítios para hospedar-se e além de comprar os produtos do agroturismo vocês ainda podem conhecer algumas propriedades que tem o sistema colhe e pague onde o turista conhece as plantações da fruta e pode comê-la do pé  e só paga pelo que colheu. Legal né?

Como chegar: Na BR 262, entrar no km 90 ( Vila de Pedra Azul).

Aproveitem a vida e até o próximo post.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Parque Estadual da Pedra Azul

Oi,


Estava aqui pensando da minha ida ao Parque Estadual da Pedra Azul e foi tão adorável que penso que vocês gostariam de saber. Com terceiro melhor clima do mundo  o local é repleto de inúmeros recantos deliciosos, uma gastronomia agradável, pessoas simpáticas e acolhedoras sem contar na maravilhosa vista do parque Estadual de Pedra Azul. Na época a subida pelo parque era feito à cavalo, agora temos que caminhar pelas trilhas. A subida é de puro prazer com  canto de pássaros, o som das águas e muitas flores. Quando fui fiquei em Pedra Azul que fica a 50 quilomentros do parque. Tive que acordar bem cedo para pegar o passeio das 09:00 horas. A estrada é sinuosa e um pouco perigosa por causa do tráfego de caminhões. Por isso recomendo que fiquem nas pousadas da região do entorno do parque. 


 O Município de Domingos Martins no estado do Espírito Santo, no distrito de  Pedra Azul do Aracê abriga  a Reserva Florestal de Pedra Azul, que foi transformada em Parque Estadual de Pedra Azul. O parque abriga a Pedra Azul e a Pedra das Flores, importantes afloramentos de granito e gnaisse, cartões postais do estado, por causa da sua beleza espetacular.


No parque existem muitas cobras, veados, macacos, preguiças, algumas onças e muitas aves, muitas bromélias, samambaias e orquídeas, além da existência de vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais.

A Pedra Azul, tem esse nome devido ao fato, de que dependendo da incidência de luz solar, a pedra pode mudar de cor, ficando por não raras vezes de cor azul ou verde e ate amarela. Entretanto, a maior parte do tempo branca acinzentada. Estima-se de que a Pedra Azul muda de cor 36 vezes ao dia. Também e conhecida como Pedra do Lagarto pelo formato de uma saliência em forma de um animal que parece subir pela sua encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse avista-se a Pedra das Flores.

 Para programar o passeio pelas trilhas da Pedra Azul é necessário agendar no CAVI (Centro de Apoio ao Visitante) pelo telefone (27) 3248-1156 no horário de 08:00 às 17:00 horas ou através do e-mail: pepaz@iema.es.gov.br. Existem quatro trilhas para percorrer: a das piscinas, do mirante, do lagarto e da base. Você pode visitar também no parque um museu ecológico que se encontra no Centro de Visitantes Júlio de Oliveira Pinho.

O parque é aberto para visitação de terça-feira a domingo. Às segundas-feiras fica fechado para manutenção. Todo passeio ao parque, deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 1 dia, e deverá sempre ser acompanhado por um Guarda Florestal do IEMA; O horário de funcionamento do parque é de 08:00h às 17:00h. O horário de saída para os passeios é 09:00h pela manhã e 13:30h à tarde.Duração dos passeios: Até as piscinas naturais demora de 02:30h a 03:00h ida e volta; Somente as trilhas baixas (Base da Pedra Azul e Lagarto/Mirante – 01:00h a 01:30h ida e volta.


O ideal é levar roupas leves e confortáveis (é permitido o uso de calças de ginástica, bermudas e calções) e calçados fechados como tênis ou botas (sem salto) com boa aderência ao solo, mas no inverno tem que levar roupas bem quentinhas. Ah não esquecer as roupas de banho pois os visitantes podem banhar-se nas piscinas naturais. O ideal e levar um lanchinho também.

Até o próximo post.



quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Raridade do Espírito Santo


Amigos,

Decidi revelar para vocês o meu verdadeiro amor pelo o Espírito Santo. Tcharam...vou falar de Raro (meu marido). Procurei o significado da palavra raro e descobri que é aquilo que não é comum; que tem mérito excepcional. Então associei ao meu marido. Não é porque ele seja perfeito e sim porque com interesse, personalidade diferente, me completa perfeitamente. Adão quando viu Eva disse: - " é osso dos meus ossos e carne da minha carne'". E exclamou: - " finalmente encontrei alguém que supre minhas necessidades". Assim é Raro na minha vida.  E o que isso tem a ver com o meu blog de Como não amar o Espírito Santo? Ele é capixaba (as pessoas nascidas na cidade de Vitória no Espírito Santo são capixabas, as nascidas em outros municípios desse estado são espírito-santenses) da "capitaaaar".

Alto, lindo e loiro e coma uma personalidade forte ele é apaixonado por mim ...sim, sim, sim ...apaixonado por mim....e que mulher não é feliz em ter um homem apaixonado ao seu lado.

 Vou contar uma estória para vocês da praia da direita e da esquerda que ficam na Ilha do Boi. Antes de ter minha filha Belezinha íamos a badalada praia onde os jovens desfilam com seus corpos sarados e bronzeados...coisa linda de se ver. 

Depois  de oito meses que ganhei Belezinha voltamos a praia da esquerda e era aquele desfile de perna, bunda e silicone e eu que não havia perdido todos os meus quilos adquiridos na gestação tratei de pegar Belezinha e Raro e passamos imediatamente para a praia direita....aff...saída de emergência...a praia da direita é muito família, tem aqueles casais da terceira idade que fazem caminhada na areia de mãos dados, muitos casais com crianças. Perdi todos os meus quilos extras mas continuamos a frequentar a praia da direita.

Coisas da vida.

Até o próximo post.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Ilha do Boi - Praia da Esquerda


Oi gente,

Como prometido o post será sobre a badalada praia da esquerda na Ilha do Boi. Mas antes vou falar um pouco desse adorado  Estado. O Espírito Santo possui mais de 400 km de litoral. São muitas e belas prais, desde Itaúnas, ao norte do Estado, até Marataízes, ao Sul. O Município de Vitória fica ao norte do Estado e é formado por um arquipélago de 34 ilhas mais uma porção continental. 


A praia da esquerda fica no bairro de Vitória chamada Ilha do Boi. Com extensão de 140 metros, o local é um recanto natural com sombras proporcionadas por árvores. Representa o ponto de encontro do jovens da cidade. Nesta praia é comum a prática de esporte como o stand up paddle- SUP ( esporte no qual se rema de pé sobre uma prancha).



Esta praia é bem movimentada, muita gente tomando sol, ambulantes, pessoas praticando esporte...uma concentração enorme de popozudas e saradões. Tem que chegar cedo para conseguir esticar a sua canga e aproveitar as maravilhosas paisagens. 

Até o próximo post.




domingo, 21 de julho de 2013

Ilha do Boi - Praia da Direita

Boa tarde,

 A Ilha do Boi é um bairro nobre, de classe alta na cidade de Vitória  capital do Espírito Santo.É predominantemente residencial e fica localizado próximo  a shoppings, lojas e lugares badalados.O bairro possui duas pequenas praias muito frequentadas, a praia da direita e da esquerda.  Nos finais de semana a praia fica bem cheia, com isso, o estacionamento é muito mais difícil. Mas de ônibus o acesso é fácil. Devido algumas ladeiras andar até a praia pode ser um pouco cansativo, mas, a vista é recompensadora. Na belíssima Ilha existe o Hotel Senac Ilha do Boi com uma vista maravilhosa e muito aconchegante para hospedar-se.



Hoje vou falar da praia da direita. Com águas calmas e cortadas por rochedos esta é minha preferida. É perfeita para a família descansar e levar as crianças para brincar. É um lugar  de rara beleza para tomar banho de sol e mar e aproveitar o dia.




No próximo post falarei da badalada praia da esquerda.

Até lá.