Oi,
Estava aqui pensando da minha ida ao Parque Estadual da Pedra Azul e foi tão adorável que penso que vocês gostariam de saber. Com terceiro melhor clima do mundo o local é repleto de inúmeros recantos deliciosos, uma gastronomia agradável, pessoas simpáticas e acolhedoras sem contar na maravilhosa vista do parque Estadual de Pedra Azul. Na época a subida pelo parque era feito à cavalo, agora temos que caminhar pelas trilhas. A subida é de puro prazer com canto de pássaros, o som das águas e muitas flores. Quando fui fiquei em Pedra Azul que fica a 50 quilomentros do parque. Tive que acordar bem cedo para pegar o passeio das 09:00 horas. A estrada é sinuosa e um pouco perigosa por causa do tráfego de caminhões. Por isso recomendo que fiquem nas pousadas da região do entorno do parque.
O Município de Domingos Martins no estado do Espírito Santo, no distrito de Pedra Azul do Aracê abriga a Reserva Florestal de Pedra Azul, que foi transformada em Parque Estadual de Pedra Azul. O parque abriga a Pedra Azul e a Pedra das Flores, importantes afloramentos de granito e gnaisse, cartões postais do estado, por causa da sua beleza espetacular.
No parque existem muitas cobras, veados, macacos, preguiças, algumas onças e muitas aves, muitas bromélias, samambaias e orquídeas, além da existência de vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais.
A Pedra Azul, tem esse nome devido ao fato, de que dependendo da incidência de luz solar, a pedra pode mudar de cor, ficando por não raras vezes de cor azul ou verde e ate amarela. Entretanto, a maior parte do tempo branca acinzentada. Estima-se de que a Pedra Azul muda de cor 36 vezes ao dia. Também e conhecida como Pedra do Lagarto pelo formato de uma saliência em forma de um animal que parece subir pela sua encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse avista-se a Pedra das Flores.
Para programar o passeio pelas trilhas da Pedra Azul é necessário agendar no CAVI (Centro de Apoio ao Visitante) pelo telefone (27) 3248-1156 no horário de 08:00 às 17:00 horas ou através do e-mail: pepaz@iema.es.gov.br. Existem quatro trilhas para percorrer: a das piscinas, do mirante, do lagarto e da base. Você pode visitar também no parque um museu ecológico que se encontra no Centro de Visitantes Júlio de Oliveira Pinho.
O parque é aberto para visitação de terça-feira a domingo. Às segundas-feiras fica fechado para manutenção. Todo passeio ao parque, deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 1 dia, e deverá sempre ser acompanhado por um Guarda Florestal do IEMA; O horário de funcionamento do parque é de 08:00h às 17:00h. O horário de saída para os passeios é 09:00h pela manhã e 13:30h à tarde.Duração dos passeios: Até as piscinas naturais demora de 02:30h a 03:00h ida e volta; Somente as trilhas baixas (Base da Pedra Azul e Lagarto/Mirante – 01:00h a 01:30h ida e volta.
O ideal é levar roupas leves e confortáveis (é permitido o uso de calças de ginástica, bermudas e calções) e calçados fechados como tênis ou botas (sem salto) com boa aderência ao solo, mas no inverno tem que levar roupas bem quentinhas. Ah não esquecer as roupas de banho pois os visitantes podem banhar-se nas piscinas naturais. O ideal e levar um lanchinho também.
Até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário