Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Pacata e Exuberante Matilde

Olá,

Trabalhei nove anos em uma empresa da construção civil como técnica de segurança do trabalho. O meu chefe tinha uma casa em Matilde e sempre me oferecia para passar um final de semana lá uma vez resolvi aceitar e fui com minhas amigas. Foi amor a primeira vista, a casa é linda, pequena e simples com uma entrada cheia de árvores e uma varanda acolhedora e aos fundos da casa um tinha pequeno quintal com um gramado verdeante....a típica casa da vovó.  Já fui a Matilde mais de vinte vezes e pretendo voltar lá várias outras vezes.  Matilde fica localizada no sul-serrano do Espírito Santo e faz parte do distrito de Alfredo Chaves. 



Matilde é conhecida pelas cachoeiras,vales, rios e reservas ecológicas. O seu principal atrativo é a CACHOEIRA ENGENHEIRO REEVE, conhecida com Cachoeira de Matilde.São 70 metros de altura e é considerada a maior do ES em queda livre. 
Em Matilde os  termômetros chegam a marcar 6ºC no inverno.  E por isso que quando  dava a noite tomávamos  um bom vinho acompanhado de deliciosos caldos e jogávamos carta para esquentar o frio. É um lugar para ir com muitos amigos ou aproveitar o clima romântico in love


Na minha próxima ida quero experimentar o rapel nesta cachoeira porque sempre quando vou faço caminhas e desço o túnel. O Túnel de Matilde é uma galeria de águas e foi construído em 1909, sob os trilhos da Estrada de Ferro. O seu objetivo era desviar o Rio Benevente da ferrovia, possibilitando a passagem dos trens. A entrada é clara e a água core com força. Em alguns trechos tudo fica escuro no túnel. Conforme você desce os degraus que são bem altos a água vai molhando as pernas. O barulho da água é constante e a descida é feita palpando as paredes e os degraus da escadaria. Quando chega no final da escadaria tem um pequeno vale. O retorno é feito somente pelo túnel e aí a subida é com muita água batendo no rosto. É aventura pura!


Sempre fiquei nesta casa mas há pousadas com estrutura de camping e albergues. As aventuras ficam mesmo nos passeios diurnos porque é um lugarzinho pequeno de pessoas simpáticas e acolhedoras ...quando comecei  ir em Matilde só tinha um orelhão na cidade, uma mercearia e um lanchonete que funcionava a noite e servia algumas porções tudo bem simples mas com muito carinho e ainda tinha a cortesia que era um bate papo com os moradores sempre bem humorados ...mas agora a Estação Ferroviária de Matilde foi reforma e tem um delicioso café , um Museu contando a estória de Matilde e mais uns dois barzinhos que servem pizza,porções , comidas típicas, sorvetes e produtos caseiros.
Ah já estava esquecendo de falar que celular não pega lá....muito menos internet.
Espero colocar mais post sobre minhas várias idas a Matilde.

Até o próximo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário